Inscrições abertas para cursos de capacitação profissional na área elétrica

Cada curso tem 16 vagas disponíveis; aulas serão on-line e ao vivo

Quer começar num novo trabalho ou aperfeiçoar seus conhecimentos profissionais para a retomada econômica pós-pandemia? Seja qual for sua situação, a dica é se inscrever para dois cursos oferecidos pela Prefeitura de Hortolândia em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Os cursos são “Aprenda a desenvolver projetos elétricos” e “Aprenda a realizar manutenção em instalações elétricas”. Os cursos integram o programa “Hortolândia Empreendedora”, da Prefeitura, que oferece capacitação para os setores econômicos mais afetados pela pandemia do Coronavírus. Cada curso tem 16 vagas disponíveis. Podem se inscrever pessoas com idade acima de 18 anos. Os inscritos deverão ter 75% de presença para receber o certificado. As aulas são on-line e ao vivo. Confira abaixo os cursos.



PROJETOS ELÉTRICOS

O curso “Aprenda a desenvolver projetos elétricos” terá duas turmas. A primeira será entre os dias 16 a 23/11. Já a segunda acontecerá entre os dias 22 a 26/11. As aulas das duas turmas serão das 18h às 22h. As inscrições devem ser feitas por meio deste LINK.

O curso visa capacitar os participantes a avaliar, dimensionar e projetar padrão de entrada de baixa tensão de acordo com as exigências da empresa concessionária. Eles também aprenderão a levantar adequadamente as cargas da unidade consumidora, aplicando os fatores de demanda para especificação de todos os componentes, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, segurança, saúde e meio ambiente.

O conteúdo abordará itens como dispositivos regulamentadores e normas técnicas, recomendações de segurança, ligações aéreas e subterrâneas, aterramento e dispositivos de proteção, entre outros.

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

O curso “Aprenda a realizar manutenção em instalações elétricas” terá a Turma 1 entre os dias 22 a 29/11, com aulas das 13h30 às 17h30. Já a Turma 2 será entre os dias 23 a 30/11, com aulas no horário das 18h às 22h. Os interessados devem se inscrever por meio deste LINK

Os participantes aprenderão a prestar serviços de manutenção preventiva e corretiva em instalações elétricas residenciais e comerciais, de acordo com normas técnicas ambientais, de qualidade, segurança e saúde no trabalho. O conteúdo abordará temas e itens como manutenção preventiva x corretiva, segurança em serviços de manutenção elétrica em baixa tensão (conceitos da NR, Norma Regulamentadora, – 10), diagramas elétricos (Unifilar, Multifilar e Funcional), entre outros.