CAMPINAS: Famílias aproveitam retomada da Operação Lagoa no Dia dos Pais

Muitas pessoas aproveitaram neste domingo, 8 de agosto, Dia dos Pais, a retomada da “Operação Lagoa”, que consiste na abertura da pista interna da Avenida Dr. Heitor Penteado, no entorno da Lagoa do Taquaral e da Praça Arautos da Paz, para atividades esportivas e recreativas. Coordenada pela Secretaria de Transportes (Setransp) e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a estratégia ocorreu das 7h às 13h.

O fechamento do entorno da Lagoa, aos domingos e feriados, para os veículos começou no início da década de 90. A operação foi suspensa em meados de março do ano passado (2020), em consonância com as ações para conter a disseminação da pandemia do coronavírus (Covid-19).



Segundo o secretário de Transportes, Vinícius Riverete, que esteve presente no local neste domingo, os indicadores de controle do avanço da pandemia se mostram mais positivos a cada dia, apresentando uma situação mais favorável que proporciona a retomada gradual das atividades.

O secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, também presente neste domingo na Lagoa do Taquaral e destacou a reabertura desta opção de lazer para a população. “Ficamos felizes, pois é a retomada de uma área para corridas, caminhadas e passeios. Tem também o lado positivo de evitar aglomeração dentro do parque”, afirmou.

Vanin afirmou que as pessoas não podem esquecer que o esporte, neste momento, tem que ser praticado de forma responsável, respeitando as normas de segurança sanitária. “Não só para o bem da pessoa como para a comunidade toda. Por isso, reforçamos a necessidade do uso de máscaras, mesmo entendendo a dificuldade ou incômodo em atividades físicas, e da atenção aos protocolos vigentes, como o uso do álcool em gel e o distanciamento”, completou.

Operação Lagoa

A “Operação Lagoa” ocorre aos domingos e feriados, das 7h às 13h. A pista interna da Avenida Dr. Heitor Penteado fica fechada para o trânsito de carros e aberta ao público para atividades esportivas ou recreativas, de forma individual, em família, amigos, ou pequenos grupos.