Dezessete novos pontos de ônibus ganham pictograma de Pessoa com Deficiência em Hortolândia

Ação da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura aconteceu nesta terça-feira (19/10)

Aos poucos, a Prefeitura de Hortolândia vai sinalizando os novos abrigos de ônibus implantados pela Secretaria de Mobilidade Urbana na cidade. Nesta terça-feira (19/10), mais 17 equipamentos ganharam pictograma específico para PCD (Pessoa Com Deficiência). Atualizados, os dados oficiais da Diretoria de Operações mostram que, agora, já são 80 os equipamentos em que a sinalização de reserva de vaga para PCD foi pintada pela Administração Municipal. A medida contribui para que a população respeite o direito do deficiente que utiliza o transporte público para se deslocar.



Dez destes novos abrigos estão localizados em bairros atravessados pela Avenida Thereza Ana Cecon Breda. Logo cedo, técnicos do Setor de Pintura percorreram a via, onde implantaram a sinalização específica nos seguintes pontos: um na Vila Real Continuação, próximo à esquina com a Av. João Basso; três na Vila Real, sendo um próximo ao número 453, no lado oposto, um ao lado do Posto Zuza, no cruzamento com a Av. São Francisco de Assis e outro em frente ao número 453, no sentido bairro-centro; quatro no Jardim das Colinas, sendo um em frente ao numeral 30, um em frente ao número 322, um em frente ao Instituto Federal e outro em frente ao Mall, no sentido bairro-centro; dois no Chácaras Recreio Alvorada, sendo um ao lado do portal e outro também próximo ao portal, no sentido bairro-centro.

Outros dois abrigos sinalizados ficam no Remanso Campineiro, na Avenida Nelson Pereira Bueno: um ao lado do Paço Municipal e outro próximo à Prefeitura no sentido bairro-centro.

Os cinco últimos abrigos sinalizados no dia estão localizados no Parque Ortolândia, quatro deles na Rua Germano Ritter: um ao lado do número 419, um em frente à praça ao lado da Sabesp, um em frente ao numeral 845 e outro em frente à livraria CPB. O quinto já fica na Rua Pastor Hugo Gegembauer, em frente ao IASP.

A sinalização para PCD é implantada nos 165 novos abrigos de ônibus, à medida que estes vão sendo construídos pela Administração Municipal. Segundo o diretor de Operações, José Eduardo Vasconcellos, a pintura do pictograma garante a reserva da vaga para cadeirante.

Novos pontos de parada

Ao todo, Hortolândia ganhará 218 novos sinalizadores de pontos de parada de ônibus: 165 abrigos e 53 totens que demarcam os locais de embarque e desembarque. Modernos, os novos equipamentos garantem comodidade e segurança aos usuários do transporte público. Além de confortáveis, os novos pontos contam com painéis que permitirão aos usuários consultar o itinerário e o tempo de chegada dos ônibus. Os abrigos dispõem de iluminação, espaço para cadeirante e piso tátil para deficientes visuais, assim como bancos reforçados para obesos.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, abrigos e totens serão instalados em toda a cidade, em ruas e avenidas de grande fluxo de pessoas. A ação mantém Hortolândia no ranking das cidades mais inteligentes do Brasil, pois estes pontos vão contar, muito em breve, com Wi-Fi para que todos possam acompanhar os horários e itinerários por meio de aplicativo na internet.