Hortolândia e Sumaré ganham uma nova ligação viária

A partir desta quinta-feira (02/09), Hortolândia e Sumaré passam a contar com mais uma ligação viária entre os municípios. A nova avenida, construída pela Loteadora Hortolândia Empreendimentos Imobiliários, fará a ligação entre o bairro Orestes Ôngaro (Hortolândia) e Real Park (Sumaré). No total, a interligação conta com uma via de 1.618 metros de extensão. Em breve, a empresa construirá a segunda pista e canteiro central.

Na solenidade de entrega da nova avenida de integração regional, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes destacou a importância estratégica do novo viário que funcionará como propulsor do desenvolvimento da região. “Hortolândia e Sumaré estão ligados historicamente e a abertura de mais uma via de ligação aproxima as cidades e propiciará um maior desenvolvimento nesta região que será loteada. Novos moradores, o que vai atrair novos comércios e serviços. Toda essa grande região ganha”, comentou Zezé.



O prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, também destacou a importância estratégica na abertura da avenida que fará a integração entre os dois municípios e afirmou que a obra foi realizada integralmente com capital privado. “Assim como Hortolândia, hoje, Sumaré trabalha com planejamento. A loteadora tinha o desejo de lançar o empreendimento habitacional nesta região e, para isso, era necessário a construção desta avenida que tem uma grande importância para as duas cidades e, claro, para as suas comunidades”, afirmou.

O empreendedor, Marco Biasi, afirmou que a nova ligação viária duplica a capacidade de tráfego entre os dois municípios nesta região. “Antes dessa avenida ser entregue, a comunidade que mora nesta região tinha apenas a opção de usar a estrada municipal Valêncio Calegari (Estrada da Honda) para acessar Sumaré. Com essa avenida o acesso para a região de Nova Veneza ou Anhanguera foi facilitado. Todos ganham”, disse Biasi.

A atividade contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Hortolândia, Paulo Pereira Filho, o Paulão, do vereador Edivaldo Souza Araújo, do secretário municipal de Mobilidade Atílio André Pereira, de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica Carlos Roberto Pratavieira Júnior , do secretário de Habitação Rogério Mion, do secretário adjunto de Obras Renato Sarto e do chefe de Gabinete Claudinei Prazeres.

VALÊNCIO CALEGARI

Durante a solenidade de entrega da nova ligação viária, o deputado estadual Dirceu Dalben destacou que a Estrada Valêncio Calegari (Estrada da Honda), no perímetro urbano de Sumaré, será duplicada e as obras devem começar em 2022. A informação beneficia diretamente os moradores de Hortolândia que usam a estrada para acessar a Rodovia Anhanguera. “Há cerca de 20 anos vínhamos lutando para essa duplicação e junto com o prefeito Luiz Dalben, por meio de parceria com a iniciativa privada, o trecho de Sumaré da estrada será duplicado até o novo Portal construído pelo prefeito Zezé. Isso sem dúvida trará mais segurança para todos os motoristas em uma via que concentra um grande fluxo de veículos”, argumentou Dalben.

A notícia foi comemorada pelo prefeito Zezé Gomes, que destacou a segurança como fator primordial e que a duplicação no trecho sumareense vai garantir a todos os motoristas. “No perímetro urbano de Hortolândia todas as obras já foram feitas e coroamos com a construção do Portal, que está instalado bem na divisa dos municípios. Essa duplicação da Valêncio Calegari, anunciada pelo deputado, sem dúvida é uma importante notícia, não apenas para Sumaré, mas sobretudo para Hortolândia”, finalizou o prefeito hortolandense.