“Operação Cavalo de Aço” orienta aproximadamente 200 motociclistas em Hortolândia

A “Operação Cavalo de Aço”, realizada pela Polícia Militar Rodoviária e a concessionária Rodovias do Tietê, com apoio da Prefeitura de Hortolândia, orientou aproximadamente 200 motociclistas na avenida da Emancipação, sentido Monte Mor, na última sexta-feira (23/07). A ação tem como objetivo garantir mais segurança no trânsito, com dicas aos motociclistas para manter os itens e peças mecânicas das motos em dia.

Durante a ação, foi lembrado que todos os itens de segurança, como o capacete, devem ser usados corretamente, tanto pelo condutor quanto pelo garupa, para tranquilidade e preservação da vida de todos. Na “Operação Cavalo de Aço”, foram seguidos os protocolos da vigilância sanitária adotados em razão da pandemia do Coronavírus, com a utilização de álcool em gel e uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).



TRÂNSITO SEGURO NA CIDADE

Desde 2017, a Prefeitura de Hortolândia implementa um conjunto de ações que diminuíram os acidentes de trânsito no município. Entre eles estão: a implantação da fiscalização eletrônica, a partir de 2018; o levantamento estatístico e mapeamento dos bairros e pontos mais perigosos da cidade com relação ao trânsito; a ação de combate a acidentes nos pontos considerados críticos, como a Av. Santana, no Jardim Amanda; o reforço na sinalização viária em vários bairros, bem como as obras de infraestrutura realizadas em todo o município, como abertura de novas avenidas dotadas de dispositivos de segurança viária como semáforos, ciclovia e sinalização antes inexistentes.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o número de mortes no trânsito em Hortolândia, no período de janeiro a maio, vem caindo ano a ano, de 2017 a 2021. De acordo com o gráfico “Fatalidades Vias Municipais”, no ano de início do estudo, 2017, o total de óbitos em ruas e avenidas de Hortolândia foi de nove; já no ano final do estudo, 2021, caiu para dois. Já em 2018 houve seis acidentes com morte; em 2019, quatro; e três em 2020.