Prefeitura de Hortolândia anuncia volta da base de segurança da GM na “A Poderosa”

A praça “A Poderosa”, no Jardim Rosolém, em Hortolândia, ficará ainda mais segura. Nesta semana o prefeito José Nazareno Zezé Gomes determinou a reativação da base de segurança do local, que será ocupada pela GM (Guarda Municipal) com patrulhamento presente 24 horas por dia. Além da reativação da base, o prefeito afirmou que todas as dependências da praça contarão com câmeras de segurança, mais um instrumento que será implantado, em parceria com o Grupo Santa Izabel, para aumentar a proteção da comunidade. Atualmente, a área de lazer passa por obras de revitalização realizadas pela Prefeitura, ação que inclui a instalação de iluminação em LED em todo o espaço.

“Não adianta revitalizar toda essa grande praça se não houver segurança. Foi com esse pensamento que a nossa Administração vai reativar a base de segurança que, por muitos anos, foi ocupada pela Polícia Militar. Agora, este espaço será a casa da nossa Guarda Municipal na ‘A Poderosa’. Além disso, contamos com a importante parceria do tradicional comércio Grupo Santa Izabel, onde conversei com o seu representante, Armando da Conceição Santos, para a implantação de câmeras de monitoramento. Essa é uma ação que vai agregar ao espaço, atraindo novamente as famílias para o convívio social nesta praça, que é um dos símbolos da nossa cidade”, destacou o prefeito.



Com a confirmação da reativação da base de segurança que será operada pela Guarda Municipal de Hortolândia, a Prefeitura acelera no trabalho de revitalização da praça. Nos próximos dias, novos refletores serão instalados ao lado das arquibancadas, aumentando a luminosidade do espaço em frente ao palco. O prefeito adiantou que a estrutura em formato de “H” também receberá uma iluminação especial, visível a noite pela rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença, a SP-101. “Toda essa infraestrutura de iluminação já está garantida e, dentro de alguns dias, estará instalada. Paralelamente a essa ação, estamos trabalhando para a aquisição de uma estrutura de brinquedos que será instalada na praça e na formatação da feira-livre e do comércio solidário que acontecerão no local. Nosso pensamento é que, enquanto os pais possam fazer as compras e aproveitar a feira, as crianças se divirtam nos brinquedos. Tenho a mais absoluta certeza que, com toda essa estrutura à disposição da nossa comunidade, a praça ‘A Poderosa’ voltará a ser ocupada pela nossa gente. A praça é do povo e assim será”, finalizou Zezé.

CIDADE INTELIGENTE

Nesta semana o prefeito Zezé Gomes também anunciou a implantação da nova Central de Monitoramento de Trânsito. Neste espaço, agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana poderão observar de perto as imagens geradas pelos equipamentos de fiscalização eletrônica em funcionamento na cidade atualmente, tais como radares fixos e de avanço semafórico, lombadas eletrônicas e câmeras 360° que acompanham o trânsito e a segurança do munícipe, em geral, em locais estratégicos. A futura central, que contará com 12 telas, oito no sistema vídeo wall (série de monitores conectados fisicamente em arranjo, de modo a formar uma grande tela) e 18 estações de trabalho, está sendo implantada no prédio onde funcionava o auditório e observatório de contação de histórias “Professora Andréia Marise Borelli”, no Remanso Campineiro.

O local também receberá as câmeras inteligentes OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que permitem monitorar e analisar imagens de câmeras de trânsito instantaneamente e verificar em tempo real ilegalidades diversas, tais como carros roubados, documentação irregular e placas clonadas. Outro diferencial, que faz parte do projeto de Cidade Inteligente, e que será implantada na nova Central de Monitoramento, é a utilização dos sensores acoplados nos refletores LED do sistema de iluminação pública. Serão mais de 20 mil sensores sonoros e de identificação de fumaça espalhados pela cidade. “Esse sistema auxiliará as nossas forças de segurança e defesa civil para atendimento de casos de forma mais rápida e precisa. É Hortolândia avançando no projeto de Cidade Inteligente e preparada para os próximos 30 anos”, argumentou o prefeito hortolandense.