Veículos do Pátio Municipal de Campinas vão a leilão nesta quarta, 30

O Pátio Municipal de Campinas terá o segundo leilão on-line de 2022, na próxima quarta-feira, dia 30 de março. Os lotes incluem veículos com e sem direito à documentação e materiais para sucata e prensa. Gerenciado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), o espaço poderá receber visitas em dia determinado para inspeção visual dos lotes antes do leilão. A organização do evento é do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP).    

Os interessados devem fazer cadastro no site www.sumareleiloes.com.br . Os lances já podem ser realizados. Participam do evento 450 lotes, sendo 73 carros e 84 motos com direito à documentação; 137 carros e 30 motos em fim de vida útil, para sucata; e 14 carros, 110 motos, um micro-ônibus e um reboque para reciclagem/prensa.     



Os lotes poderão ser visitados na terça-feira, dia 29 de março, das 8h às 16h30. A inspeção visual dos materiais acontecerá no Pátio Municipal, na Rua Francisco Teodoro, s/n, Vila Industrial, próximo ao túnel de pedestres e em frente ao numeral 1.053. Já o leilão será on-line, por meio do site (www.sumareleiloes.com.br), no dia 30 de março, às 10h.    

Normas    

Poderão adquirir veículos com direito à documentação pessoas físicas, maiores de 18 anos, ou pessoas jurídicas. Já os veículos classificados nas modalidades sucata ou prensa poderão ser adquiridos apenas por pessoas jurídicas, devidamente credenciadas no Detran/SP, conforme a Lei Estadual Nº 15.276/2014.    

Todos os lotes serão vendidos no estado em que se encontram. É assegurado o direito a visualização dos lotes, no dia e horário indicados. As fotos exibidas no site que realiza o leilão foram registradas no início do processo, podendo o estado de veículo ter sofrido danos na conservação, por conta da exposição ao tempo.    

Legislação   

 O artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que o veículo apreendido ou removido, e não reclamado pelo proprietário dentro do prazo de 60 dias, será avaliado e levado a leilão (realizado preferencialmente por meio eletrônico). A gestão é do Detran/SP.    

O Pátio Municipal de Recolhimento e Guarda de Veículos da Emdec recebe veículos que infringem a legislação de trânsito nas vias do município; bem como os abandonados em vias públicas e apreendidos na Operação Pancadão (Som Alto).   

 Este será o segundo leilão de 2022. O primeiro, realizado em janeiro, contou com 396 lotes. Em 2021, foram realizados cinco leilões on-line, totalizando 2.761 lotes. Em 2020, foram realizados quatro leilões, totalizando 2.262 veículos.